O restaurante mais antigo de Paris – Post 4

02 . maio . 2014

Olá amorecos!

Como estão? Eu estou trazendo uma série de posts sobre a França, em parceria com uma agência francesa chamada  especializada em passeios pela França. O quarto: Le Procope

galerie1-960x504

Le Procope é um café-restaurante freqüentado por artistas, intelectuais e políticos desde seu início até os dias de atuais. Quando entramos no restaurante, temos a impressão de ter viajado no tempo e que adentramos a Paris do final do século XVII, pois a decoração, luxuosa permanece a mesma. O local conserva objetos e quadros de pessoas importantes para a história que freqüentaram o local, como por exemplo, as personalidades do iluminismo e da revolução francesa. Napoleão Bonaparte também era habitue, inclusive lá deixou um de seus chapéus. Há uma história envolvendo aquele ”bicorne”, dizem que ele o deixava como garantia de que posteriormente pagaria o que consumisse. Será? Então temos aqui duas alternativas, ou a história não é verdadeira ou ele não pagou sua última conta, pois o chapéu continua lá!


le-procope-4

Tudo começou em 1686 quando o italiano Francesco Procópio montou naquele endereço um restaurante, que em pouco tempo prosperou devido à qualidade de sua comida e pela proximidade com a Antiga Comedia Francesa. Foi assim que nasceu o primeiro “café literário” do mundo, atraindo personalidades tais como La Fontaine, Voltaire, Rousseau, Balzac, Victor Hugo, para mencionar apenas alguns. Alias, por mais de dois séculos, todos aqueles que já pertenciam ou desejavam fazer parte do seleto grupo de intelectuais freqüentavam aquele já famoso café.

le-procope-2

Dizem que foi no Le Procope, durante o período da revolução que Robespierre, Danton e Marat conheceram o então tenente Bonaparte.

A comida é sempre muito elogiada, destacando o famoso “Magret de canard au sauce à l’orange” e “Coq au Vin”. Dentre as sobremesas citamos: Tiramisu, sabayon glacê à l’Amaretto, creme brûlée e moelleux au chocolat.

O restaurante também oferece um delicioso menu a 29 euros sendo: entrada + prato ou prato + sobremesa à sua escolha.

le-procope-3

O ambiente é agradável, aconchegante e o atendimento é de primeira. Nossos clientes saem de lá satisfeitos e costumam dizer que apesar do restaurante ser super concorrido, a experiência vale cada centavo, pela comida deliciosa, pelo atendimento e pela ambientação.

le-procope-1

Duas curiosidades:

– Le Procope é considerado o restaurante mais antigo de Paris funcionando sem interrupções.

– Esteve realmente engajado com os revolucionários, isto pode ser comprovado nas portas dos banheiros que indicam respectivamente: “Cidadão” e “Cidadã”.

le-procope-5

Le Procope situado na rue de l’Ancienne-Comédie, 13, é também acessível pela passagem Cour du Commerce-Saint-André.

le-procope-6

Bon apetit! (Ive Dourado)

Fonte: Eurotours



Deixar um comentário

Newsletter

Fique por dentro das novidades do blog! Assine abaixo e receba as atualizações direto no seu e-mail!

Blush Viajante - Todos os Direitos Reservados - Copyright © 2024